quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Biologia !

Bom decidi finalmente escrever um pouco sobre a experiência que já tive com a Bio durante esse primeiro período de Intercâmbio. :)

Hahahaha, sei bem que isso não está sendo um diário propriamente dito, mas não adianta meu lance não é muito a escrita não... prefiro a fotografia mesmo para registar coisas importantes. :P

Maaas vamos lá... por onde começar?!
Pelo começo, diriam todos... bem o começo foi a conhecida decisão de fazer o intercâmbio, para estudar Biologia fora do Brasil. Pelo menos por um período. E cá estou eu, um semestre depois.

Bom logo que cheguei a primeira etapa foi me matricular, verdadeiramente, sim porque eu já tinha pré-selecionado as disciplinas que eu gostaria de fazer. Porém só fui ter certeza mesmo chegando aqui, no dia do meu appointment com meu advisor, este seria meu orientador.

Pois bem, da minha espectativa, eu diria que 95% foi concretizada, depois de conheceer alguns Professores muito bacanas, e mobilizar meio departamento de biologia para me ajudar a conseguir as disciplinas tão desejadas. Sim porque, afinal, eu sou uma intercambista que viera de outro pais para cursar aquelas determinadas disciplinas, e meu tempo aqui é limitado, sad but true!! Pois bem, consegui me matricular em 5 disciplinas! Uhuuuull party party.  
Dos quais eram elas:
Mammalogy - estudo dos mamíferos, e não das mamas como pensaram alguns amigos meus. hahahahahaha,
Ichthyology - estudo dos peixes.
Regional Natural History - História Natural da Região, ou seja Midwest, Prairies, KANSAS.
Gulf Ecology - Ecologia do Golfo, mais especificamente do Golfo do Mexico :)
Natural Resources Conflict Management - Manejo de recursos naturais e conflitos ecologicos.

Deste dia em diante foram apenas gastos. HAHAHAHA Just kidding. O que eu tive foram gastos com livros, pois sim aqui você TEM que TER o livro, ou os livros, solicitados pelo Professor. Não tem essa molezinha de slides prontos no ambiente virtual, ou então xerocados. Menos ainda o fato de tu não ter bibliografia nenhuma. Aqui ainda usam-se LIVROS. :D
Muitos destes vou levar comigo de volta, pois são materiais excelentes que não encontrarei pela terrinha Brasileira.

Vamos pular para a primeira semana de aula, e a primeira impressão da minha nova realidade.
Bom para começar meus Professores TODOS eram Profissionais experientes, e quando digo experientes me refiro tanto na area profissional quanto na vida, todos de maior idade, digamos assim, acima de 50 anos de idade. Incluindo uma Profe tão querida e carismatica com seu lindo cabelo branco e corte channel.

Segundo, o uso de slides é praticamente inexistente, aqui as aulas são na teoria mesmo, no gogó, os caras manjam muiiiitoo do negócio. E óbvio com auxilios dos nosso queridos companheiros, LIVROS.

E ai vcs provavelmente devem estar se perguntando quanto as aulas praticas. Aaaaah meus caros amigos, nossas aulas são dentros dos próprios LABORATÓRIOS. Isso mesmo, aula pratica TODA SEMANA, dia sim dia não, dependendo a disciplina, todo dia é dia de prática. Isso me surpreendeu tbm, admito! E sabe o que surpreendeu ainda mais?! Aqui tu não usa jaléco na prática, o lance é hands on, body on, everything on! hahahaha Só se usa jaléco quando tu esta nos labs de microbiologia, genética ou então nas aulas de anatomia enquanto você disseca um amigo morto de alguém por ai. HAHAHAHA

Uma das nossas salas de aula/laboratório. =)
Hall de entrada do nosso andar no prédio da Biologia. 

Saidas a campo? MUITAS, mas MUITAS mesmo. Tipo era semanal o lance. Teve vezes em que nós chegavamos na aula e o professor nos olhava, pessoal hoje teremos uma Ida ao Campo, juntem suas mochilas e nos encontramos na van em 5 minutos. UHUUUUUUUUL \o/o/\\oo//\o/
Gurizada rasgando escada abaixo pra chegar primeiro na van! hahaha

Eu com um bebezinho bem carismático, após cataloga-lo e fotografa-lo  como registro pra minha coleção de Anfíbios, ele foi solto. 
Instalação de armadilhas de Roedores, para levantamento do número de individuos e espécies presentes na area. As espécies coletadas foram todas taxidermizadas para coleção. Essa manhã foi muiiiito fria e com neve. Vocês podem ver o gelo que ficou na armadilha. 
Saida de campo de Regional Natural History, no qual pudemos ver o impacto causado por Castores, no qual os proprietarios da area tiveram de isolar o cano da água para evitar que os Castores construissem seu ninho no local obstruindo a passagem de água. PS.: a pessoa que vcs veem na foto, é a minha Professora. :)
Coletando peixes para nossa coleção, no Alabama, Golfo do México. E não, não era verão ainda! =/

A essa vidaaa de aluno da Biologia é tao emocionante. Eram dias que iamos pro mato, e voltamos cheios de carrapichos. Dias que iamos atras de vestigios de animais, e voltavamos com pacotinhos com fezes, galhos comidos, fotos de pegadas.... Outros dias que voltavamos totalmente ensopados (literalmente) por ter ido coletar peixes em algum rio da redondeza. Ou dias que voltavamos embarrados por ter ido fazer trilhas atras de plantas, animais e tudo mais que temos direito. Fora os dias em que todo mundo ao redor do campus lançava olhares mega estranhos enquanto me via zanzando com algum dos meus bichos taxidermizados! =D

É, é assim que foi minha vida durante o semestre passado. UMA LOUCURA, uma diversão, muitos me chamando de louca, outros querendo ir junto nas minhas aulas super diferentes, dias que quase elouqueci de tanto estudar.... enfim isso é ser aluno da Bio nos Estados Unidos.

Prometo mais um post contando algumas peripécias que ocorreram em cada uma das minhas disciplinas, e falando quais serão as próximas deste novo semestre que esta começando.

3 comentários:

Gladis Franck disse...

Muito legal a experiência. Bem semelhante ao que tive na minha graduação.

Quando é possível se dedicar 100% ao curso sem precisar trabalhar o dia inteiro e assistir aulas à noite, os professores têm menos trabalho e os alunos muito mais.

Experiência como esta vão te marcar para toda a vida. Parabéns!

Nati Schneider disse...

Nossa e como é verdade!

A gente acaba ficando muito ocupado, com muito trabalho pratico, como coleções por exemplo, que exigem um tempo enorme... e muita dedicação de passar horas no campo por conta própria atrás do material que tu necessitas. Sem falar nas provas e leituras exigidas. Além de ser em outro idioma, o que muitas vezes torna o trabalho dobrado ou exige tempo em dobro. As aulas são geralmente bem mais curtas que no Brasil, temos algumas aulas de 50 minutos apenas, mas que se repetem 3 vezes por semanas. Porem exigem muita concentração pra pegar tudo que o Professor esta explicando, e que tu sabe que será cobrado masi tarde. hehehe

Esta realmente vale MUITO a pena. Vale cada esforço. :)
Uma experiência muito diferente e única.

Carla disse...

Oi amiga Nati!!!
Que bacana tudo que vc viveu e está vivendo por aí. Tenho muito orgulho de ti. te admiro de montão e sinto muita saudades tbm.
Beijão.
Te adoro.